Tocantins

Novos Promotores de Justiça do Tocantins iniciam curso de formação

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Os recém-empossados promotores de Justiça substitutos do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deram início, nesta terça-feira, dia 2, ao curso de preparação para ingresso na carreira. Durante os módulos desta semana, os participantes serão instruídos sobre a estrutura e o funcionamento do órgão ministerial, além de aspectos relacionados à sua atuação, desempenho em processos extrajudiciais e relacionamento com a imprensa, entre outros.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, deu as boas-vindas aos novos membros, destacando o compromisso da instituição em oferecer todo o suporte necessário para que exerçam suas funções em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

A diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, compartilhou a missão da instituição, descrevendo-a como “um Ministério Público proativo, resolutivo, que não espera no gabinete, e que está inserido dentro da sociedade com o intuito de buscar soluções para os problemas”.

Abel Leal, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, explicou que o curso não só contribui para a preparação dos novos membros, mas também busca promover o sentimento de pertencimento à instituição.

Primeiro Dia:

O curso teve início com abordagens sobre a estrutura e funcionamento do órgão ministerial, o papel da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e os sistemas computacionais utilizados pelos integrantes do MPTO para a execução do trabalho.

Novos Membros:

Na segunda-feira, dia 1º, cinco novos promotores de Justiça Substitutos foram empossados na sede do MPTO: Célio Henrique Souza dos Santos, Vicente José Tavares Neto, Jorge José Maria Neto, Virgínia Lupatini e Lucas Abreu Maciel.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida