O seu canal diário de Notícias

Novo Procurador-Chefe assume o comando do MPF/TO para o biênio 2023-2025

Álvaro Lotufo Manzano retorna ao cargo com o compromisso de uma gestão mais próxima da sociedade

Desde a última sexta-feira (1º/12), o Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) passou por mudanças em sua chefia administrativa para o biênio 2023-2025. O procurador da República Álvaro Lotufo Manzano reassume o cargo de procurador-chefe do MPF/TO, sucedendo a procuradora Tatiana de Noronha Versiani Ribeiro, que atuará como sua substituta durante o período.

A cerimônia de posse foi realizada na última semana na Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Neste evento, outros trinta e três membros do Ministério Público Federal (MPF) foram empossados como procuradores-chefes de suas respectivas unidades. A procuradora Tatiana Ribeiro teve a responsabilidade de representar a Chefia do MPF/TO durante a solenidade.

A procuradora-geral da República, Elizeta de Paiva Ramos, enfatizou que a nomeação e posse dos novos procuradores-chefes estão em conformidade com a legislação e as normas internas do MPF, destacando a importância do papel desses líderes como interlocutores entre as demandas locais e a coordenação em Brasília, mantendo a independência funcional dos membros nas atividades finalísticas.

Álvaro Lotufo Manzano, que atua na unidade do MPF em Tocantins desde 1998 e já exerceu o cargo de chefia em quatro mandatos anteriores, assumiu novamente a liderança. Com passagens pelas unidades do MPF no Pará e em Goiás, o procurador já desempenhou funções como Procurador Regional Eleitoral (PRE), Procurador Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e coordenador Criminal. Sua trajetória acadêmica inclui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1990) e especialização em Investigação Científica pela Universidade Luterana do Brasil (2000).

Álvaro Manzano expressou a intenção de promover uma gestão mais próxima da população, afirmando que é fundamental manter o MPF em constante contato com a sociedade e os órgãos com os quais interage. Os procuradores foram nomeados pela Portaria PGR/MPF nº 996, de 24 de novembro de 2023, com vigência a partir de 1º de dezembro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais