Aproximando-se do fim do período da piracema, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) redobra os esforços de fiscalização em todo o território do estado. Ações recentes resultaram na apreensão de 400 metros de rede emalhar, 20 kg de pescado, um veado abatido, uma espingarda e um veículo Strada, utilizado em atividades criminais ambientais.
As equipes de fiscalização estão atuando desde 31 de janeiro, estendendo suas operações até esta segunda-feira, 5 de fevereiro. As atividades ocorrem em duas frentes: uma no Rio Tocantins e outra na Bacia Araguaia, cobrindo os rios do Coco, Javaés e Javaezinho, na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e no Parque Estadual do Cantão (PEC).
As redes de emalhar foram apreendidas no Rio Tocantins, nos municípios de Rio Sono e Pedro Afonso. A blitz que resultou na apreensão do pescado, veado, arma e veículo ocorreu na BR-235, com o apoio da Polícia Militar de Pedro Afonso. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Polícia, autuado em flagrante por matar animal silvestre, transportar pescado na piracema e posse ilegal de arma de fogo, com multa total de R$ 2,7 mil.
Na Bacia do Araguaia, que engloba Pium, APA e Parque do Cantão, as equipes percorreram cerca de 80 km sem identificar irregularidades nos primeiros quatro dias de monitoramento. O fiscal Jusley Caetano da Silva atribui esse resultado ao trabalho prévio de conscientização realizado pela equipe.
O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destaca a importância de garantir o cumprimento da Portaria nº 155/2023, que proíbe a pesca durante o defeso. O fiscal ambiental Jean Cordeiro detalha as abordagens durante as ações, garantindo o cumprimento das normas.
Em outra frente, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas esteve no Cantão para avaliar as bases de apoio existentes e sugerir ajustes que otimizem as operações de fiscalização e monitoramento no Parque Estadual do Cantão. O diretor Dalmir Jorge destaca o objetivo de aprimorar o trabalho já realizado na região, buscando apoio e cooperação com o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.