O seu canal diário de Notícias
PREFEITURA

Naturatins inicia fiscalização contra pesca ilegal e educação ambiental no lago de Palmas

Segundo Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização Ambiental, o plano divide-se em duas vertentes principais: as rondas de fiscalização aquática e terrestre, e a educação ambiental

 

A partir desta desta sexta-feira, 7 , o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) dá partida às atividades da Operação Guardiões do Lago, que visa estabelecer uma vigilância constante sobre o Lago de Palmas. O evento inaugural será realizado na base do Naturatins, localizada na Praia da Graciosa.

Segundo Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização Ambiental, o plano divide-se em duas vertentes principais: as rondas de fiscalização aquática e terrestre, e a educação ambiental. O intuito é preservar o lago.

Junto com o pontapé inicial da operação, ocorrerá a assinatura da renovação da portaria conjunta, que inclui parcerias com a Semarh e a Secretaria de Turismo (Setur). Este documento estabelece a moratória da pesca profissional pelo período de um ano, afetando as áreas do Reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e do Reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito.

ATIVIDADES PERMITIDAS 

O Naturatins esclarece que a proibição não afeta a pesca artesanal, que é essencial para a sobrevivência dos pescadores ribeirinhos, bem como a pesca esportiva e amadora, desde que observados os limites de quantidade e tamanhos de captura estabelecidos.

Também, são permitidas a pesca científica e atividades relacionadas à piscicultura autorizada, e a venda e estocagem de pescado por pescadores artesanais profissionais.

O órgão detalha ainda que essas permissões não se aplicam dentro de um perímetro de dois quilômetros a partir da junção dos reservatórios e em todos os seus tributários, visando a proteção integral dessas áreas sensíveis.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais