A partir desta desta sexta-feira, 7 , o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) dá partida às atividades da Operação Guardiões do Lago, que visa estabelecer uma vigilância constante sobre o Lago de Palmas. O evento inaugural será realizado na base do Naturatins, localizada na Praia da Graciosa.
Segundo Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização Ambiental, o plano divide-se em duas vertentes principais: as rondas de fiscalização aquática e terrestre, e a educação ambiental. O intuito é preservar o lago.
Junto com o pontapé inicial da operação, ocorrerá a assinatura da renovação da portaria conjunta, que inclui parcerias com a Semarh e a Secretaria de Turismo (Setur). Este documento estabelece a moratória da pesca profissional pelo período de um ano, afetando as áreas do Reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e do Reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito.
ATIVIDADES PERMITIDAS
O Naturatins esclarece que a proibição não afeta a pesca artesanal, que é essencial para a sobrevivência dos pescadores ribeirinhos, bem como a pesca esportiva e amadora, desde que observados os limites de quantidade e tamanhos de captura estabelecidos.
Também, são permitidas a pesca científica e atividades relacionadas à piscicultura autorizada, e a venda e estocagem de pescado por pescadores artesanais profissionais.
O órgão detalha ainda que essas permissões não se aplicam dentro de um perímetro de dois quilômetros a partir da junção dos reservatórios e em todos os seus tributários, visando a proteção integral dessas áreas sensíveis.