MPTO recomenda melhorias nos serviços socioeducativos em cinco municípios

A iniciativa é coordenada pelo promotor de Justiça Célio Henrique Souza dos Santos, que atua na 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) identificou deficiências na execução dos serviços de medidas socioeducativas em meio aberto nos municípios da Comarca. Em resposta, a 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional emitiu recomendações direcionadas a cinco municípios, visando melhorias imediatas.

Na recomendação enviada na última terça-feira, 25, os prefeitos e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) foram orientados a normatizar o funcionamento dos serviços de atendimento aos adolescentes que cumprem medidas em meio aberto. A iniciativa visa garantir a conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Medidas Essenciais para Correção de Falhas

Para assegurar a adequada execução dos serviços, os municípios deverão elaborar ou revisar o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (PMAS) e desenvolver o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o Plano Individual de Atendimento (PIA).

Combate às Deficiências Identificadas

As ações propostas têm como objetivo corrigir falhas apontadas pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPTO durante inspeções nos municípios tocantinenses. Entre os problemas mais comuns estão a falta de capacitação do corpo técnico, ausência de documentos essenciais e deficiências na articulação com órgãos e responsáveis pelos adolescentes em medidas socioeducativas.

Metas de Atuação

O Caopije reuniu os promotores de Justiça responsáveis pela proteção da infância e juventude, recomendando que a resolução desses problemas seja prioridade para 2024 e 2025.

A iniciativa é coordenada pelo promotor de Justiça Célio Henrique Souza dos Santos, que atua na 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional e assina a recomendação direcionada aos gestores municipais e CMDCAs.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias