O seu canal diário de Notícias

MPTO emite recomendação para evitar venda casada na Expoara 2024

Ministério Público busca proteger direitos dos consumidores e recomenda preços diferenciados para shows e outras atividades na Exposição Agropecuária de Araguaína.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) emitiu uma recomendação ao Sindicato Rural de Araguaína e às empresas organizadoras da Expoara 2024, visando proteger os direitos dos consumidores durante o evento. A orientação sugere a adoção de preços diferenciados para o público que deseja assistir aos shows e para aqueles que participam de outras atividades na Exposição Agropecuária de Araguaína.

A recomendação foi formalizada pela 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que destacou a necessidade de evitar a prática de “venda casada”, registrada na edição anterior do evento. “Em 2023, o acesso ao Parque de Exposições Dair José Lourenço estava condicionado à compra de ingressos para shows artísticos, prática que contraria o direito do consumidor à liberdade de escolha e à proteção contra práticas comerciais abusivas, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, afirmou a promotora de Justiça Bartira Quinteiro.

A promotora enfatizou que muitos visitantes da Expoara não participam dos shows musicais e não deveriam ser obrigados a pagar por atividades das quais não vão usufruir.

Medidas Recomendadas

Além dos preços diferenciados, o documento do MPTO orienta que os organizadores implementem medidas de separação e controle na área dos shows, permitindo acesso restrito apenas ao público pagante. Também é recomendada a ampla divulgação da política de preços para as diversas atividades oferecidas na Expoara 2024, inclusive na entrada do Parque de Exposições.

O MPTO solicitou ainda que o Município de Araguaína supervisione e fiscalize o cumprimento dessas medidas.

Caso as recomendações não sejam seguidas, o MPTO advertiu que poderá tomar as providências legais necessárias para garantir a implementação das medidas, além de buscar a responsabilização civil e administrativa dos responsáveis.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais