Ministério Público Federal se posiciona contra retorno de Wanderlei Barbosa ao governo

Ministério Público Federal se posiciona contra retorno de Wanderlei Barbosa ao governo
Foto: Divulgação

 

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer contrário ao Habeas Corpus solicitado pelo governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos), que tenta retornar ao cargo do qual está afastado desde o dia 3. A decisão de afastamento foi determinada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, no âmbito da Operação Fames-19, que investiga desvio de recursos destinados a cestas básicas durante a pandemia de Covid-19. O parecer é assinado pela subprocuradora-geral Maria Caetano Cintra Santos.

Segundo o MPF, a decisão do STJ encontra respaldo nos indícios de que os atos irregulares não cessaram. No parecer, Maria Caetano cita trecho do relatório do ministro Mauro Campbell: “Atos de corrupção que jamais se interromperam”. O documento ressalta que o governador teria transformado a administração em um “verdadeiro balcão de negócios”, exigindo propina em contratos e usando recursos desviados para financiar empreendimento em nome dos filhos. Esses fatos reforçam, na avaliação do MPF, a necessidade do afastamento do cargo.

Argumentos da defesa e análise jurídica

O MPF rejeita o argumento da defesa de suposto abuso de poder na decisão do STJ. A subprocuradora-geral destaca que a decisão está devidamente fundamentada com base em elementos probatórios específicos. Ela também observa que o Habeas Corpus não deve servir para reavaliar fatos ou provas já analisados pelas instâncias ordinárias, conforme entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias