Mais de 31 mil imóveis recebem isenção automática do IPTU 2025 em Palmas

 

A Prefeitura de Palmas anunciou que 31.538 imóveis terão isenção automática do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. O benefício se aplica a propriedades residenciais edificadas cujo imposto seja de até 50 Unidades Fiscais de Palmas (Ufips), o que corresponde a R$ 231,00. Além disso, a isenção abrange apenas contribuintes pessoas físicas que possuam um único imóvel na cidade. A Taxa de Coleta de Lixo também foi incluída nessa isenção.

Outro benefício disponível é o IPTU Social, destinado a idosos acima de 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência que estejam impossibilitadas de trabalhar. Nesse caso, a isenção não é automática e precisa ser solicitada pelo contribuinte.

Para se enquadrar no benefício, o imóvel deve ser residencial, edificado e único bem do requerente, além de ter um valor de IPTU de até 150 Ufips, equivalente a R$ 693,00. O pedido de isenção pode ser feito presencialmente nas unidades do Resolve Palmas ou por meio do Portal do Cidadão.

Pagamento do IPTU 2025 e descontos

O vencimento da primeira parcela ou do pagamento à vista do IPTU 2025 será em 17 de março. Contribuintes que optarem pela quitação total do imposto podem obter até 30% de desconto, sendo:

  • 10% por pagamento à vista;
  • 10% para aqueles que estiverem em dia com todos os tributos municipais;
  • Até 10% para quem utilizar créditos da Nota Palmense Premiada para abatimento.

Os boletos podem ser emitidos pelo site da Prefeitura de Palmas. Já os contribuintes que possuem imóveis não edificados precisam buscar a guia de pagamento em uma das unidades do Resolve Palmas.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias