Lojas agropecuárias são proibidas de comercialização, armazenar e usar vacina contra aftosa, alerta Adapec

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

Conforme a Portaria n° 678, de 30 de abril de 2024, editada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é expressamente proibida a comercialização de vacina contra a febre aftosa, em 21 estados da federação e o Distrito Federal, incluindo o Tocantins. O alerta é da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que também informou que estão proibidos a armazenagem e o uso da vacina no Tocantins.

Os estabelecimentos agropecuários terão até o dia 20 de maio para fazer a destinação adequada das doses de vacinas que estão em estoque com devolução aos laboratórios e às distribuidoras. Após esta data, as mesmas serão apreendidas, em cumprimento às determinações legais previstas.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Produtos Veterinários e Biológicos, Leila Pessoa, com a suspensão da vacinação contra febre aftosa em quase todo o país, o comércio e o armazenamento de vacinas estão proibidos nesses estados que já fizeram a retirada da vacina. “A partir de agora, as lojas agropecuárias receberão uma notificação da Adapec alertando sobre este prazo até o dia 20 de maio e, a partir daí, será feita uma vistoria em todas elas para certificar a não existência de estoque de vacinas no Estado”, explica Leila Pessoa.

Vale ressaltar que a comercialização de vacinas contra a febre aftosa no Tocantins estava autorizada para as lojas agropecuárias que forneciam para outros estados onde havia vacinação regular de bovinos e bubalinos.

(Com informações do Governo do TO)

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte