Laurez Moreira busca apoio do governo federal para implantar assentamento rural no sudeste tocantinense

Laurez Moreira busca apoio do governo federal para implantar assentamento rural no sudeste tocantinense
Foto: Albino Oliveira/Ascom MDA

 

Com o propósito de implantar projetos inovadores voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, esteve reunido nessa quarta-feira, 22, com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em Brasília (DF).

Na ocasião, ele apresentou uma proposta para a criação de um assentamento rural modelo na região sudeste do estado, abrangendo os municípios de Conceição do Tocantins, Arraias, Paranã, Natividade e Taguatinga. A iniciativa pretende beneficiar cerca de cinco mil famílias, e o governador afirmou que o projeto pode se tornar “o maior assentamento do Brasil”.

Durante a reunião, Laurez destacou as características do sudeste tocantinense, lembrando que foi ali que surgiram as primeiras comunidades do estado. Ele explicou que a área dispõe de aproximadamente 100 mil hectares de terras passíveis de negociação com proprietários locais, além de infraestrutura favorável, como rodovias pavimentadas a TO-050, que liga o estado a Goiás e ao Distrito Federal, e a BR-242, que conecta o Nordeste ao Tocantins. O governador também ressaltou o baixo custo da terra, a disponibilidade de água e energia, e a existência de minérios estratégicos, como calcário e fósforo, que favorecem o desenvolvimento regional.

“Nós sabemos que a região sudeste do estado é muito vazia, ali no entorno de Conceição, Arraias, Paranã, Natividade e Taguatinga. Temos um espaço muito grande, pouco ocupado, e as pessoas vivem com dificuldades. A ideia é trazer empresas que realmente possam fazer a integração na produção de aves e suínos, criando empregos e oportunidades, e criando pequenas propriedades para que a gente possa deixar de ser um estado exportador de proteína vegetal e passe a ser exportador de proteína animal”, explicou o governador.

Laurez reforçou que o objetivo é promover a integração entre agroindústria e agricultores familiares, garantindo geração de renda e melhoria das condições de vida no sudeste tocantinense. “O Estado quer ser parceiro e vai entrar com a parte de extensão rural e tudo o mais que for possível”, completou.

Ministério apoia proposta e cria comissão especial

O ministro Paulo Teixeira demonstrou apoio à iniciativa e afirmou que o projeto está alinhado com os objetivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que busca fomentar o emprego e a renda no campo. Ele anunciou que será criada uma comissão especial para aprofundar os estudos sobre o assentamento.
“Estamos dando 15 dias para as nossas equipes apresentarem uma proposta de um assentamento modelo no estado do Tocantins”, declarou o ministro.

Comissão terá representantes estaduais e federais

Para representar o governo tocantinense na comissão, Laurez Moreira indicou o secretário de Agricultura e Pecuária, César Halum, o presidente do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, e o secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Roberto Sahium.


Já o ministro Paulo Teixeira confirmou a participação do presidente do Incra, César Aldrighi, do superintendente do Incra no Tocantins, Edmundo Rodrigues Costa, e de outros servidores do MDA. O Departamento de Crédito Fundiário também foi incluído nas discussões.

Próximos passos do projeto

Segundo o ministro Paulo Teixeira, a nova comissão será responsável por avaliar as áreas disponíveis, com apoio técnico do Incra, e definir o plano de implantação do assentamento modelo. As próximas etapas incluem reuniões entre o MDA e o Governo do Tocantins, além da seleção de empresas parceiras interessadas em atuar no projeto.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias