Justiça do Tocantins concede liberdade provisória a pai responsável por cinco filhos menores

Justiça do Tocantins concede liberdade provisória a pai responsável por cinco filhos menores
De acordo com a DPE-TO decisão prioriza os direitos das crianças

 

A Justiça de Gurupi, no Tocantins, concedeu liberdade provisória a um homem que era o único responsável pelo sustento de seus cinco filhos menores. A ação, conduzida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), utilizou como base a Resolução nº 369/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê medidas alternativas à prisão para responsáveis por crianças.

A medida também seguiu precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), nos Habeas Corpus nº 143.641 e nº 165.704, que determinam a substituição da prisão cautelar por domiciliar nesses casos específicos.

Impacto para a família

O defensor público Adir Pereira Sobrinho destacou a importância da decisão no contexto familiar. Segundo ele, o magistrado agiu de forma empática e humanitária ao considerar os efeitos da separação do pai sobre os filhos.  “O juiz proferiu uma decisão humanitária, que garantiu a proteção integral e a primazia dos direitos das crianças, evitando uma penalização reflexa com a prisão e separação do pai”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias