Tocantins

Irregularidades em estabelecimentos comerciais levam a notificações e interdições durante fiscalização sanitária em Palmas

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nos dias 12, 13 e 14 deste mês, as equipes da Vigilância Sanitária Municipal de Palmas (Visa) realizaram uma intensa fiscalização em 84 estabelecimentos comerciais da cidade. Entre os locais inspecionados estavam escolas, salões de beleza, clínicas de estética, academias, motéis e hotéis, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas sanitárias e de segurança nesses espaços.

Durante a operação, foram constatadas diversas irregularidades, como o armazenamento inadequado de alimentos, com destaque para produtos guardados em ambientes insalubres e contaminados por pragas urbanas.

Além disso, carnes com data de validade expirada foram encontradas. No total, a fiscalização resultou na apreensão e descarte de carnes impróprias para consumo no Aterro Sanitário e outros alimentos sendo descartados em lixeiras.

Ações de fiscalização e orientação

A operação também resultou em 72 notificações devido a diferentes descumprimentos das normas e quatro interdições. O coordenador da Visa, Eduardo Moura, ressaltou a importância de os proprietários seguirem todas as regulamentações sanitárias e manterem sua documentação em dia, como o alvará sanitário.

“O ‘Projeto Fiscaliza Visa’ visa assegurar que as normas de saúde pública sejam cumpridas, prevenindo riscos à saúde e oferecendo condições adequadas de higiene para a população”, destacou Moura. Ele ainda enfatizou que a ação faz parte das atividades de rotina da Visa, que frequentemente realiza fiscalizações no comércio local.

Objetivo de garantir segurança e saúde para a população

Essa ação da Vigilância Sanitária é uma medida para proteger a saúde pública e garantir que os estabelecimentos ofereçam um ambiente seguro para os consumidores. As fiscalizações periódicas, como a realizada agora, visam garantir a conformidade com as normas sanitárias e prevenir problemas de saúde relacionados a alimentos e outros serviços oferecidos à comunidade.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT