A Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciou o período de inscrições para o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). O prazo vai até o dia 13 de novembro. Aqueles que não pediram isenção ou não tiveram seu pedido aprovado precisarão pagar uma taxa de R$ 70, que deve ser quitada até o dia 14 de novembro para validar a inscrição.
As inscrições devem ser feitas online através do site oficial da UFT, no endereço www.uft.edu.br/exato2024. Os candidatos também têm até o dia 14 de novembro para fazer o pedido de atendimento especial, caso necessário, para a realização da prova. A avaliação do Exato será aplicada no dia 15 de dezembro, nos municípios que contam com câmpus da UFT: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.
Quem pode participar do Exato e seu propósito
O Exato é direcionado a estudantes que estão concluindo ou já finalizaram o Ensino Médio e têm interesse em ingressar nos cursos de graduação da UFT. Além disso, alunos que estão no primeiro e segundo ano do Ensino Médio podem se inscrever como “treineiros”, com o objetivo de adquirir experiência para exames futuros.
Formato do Exato e como ele simplifica o ingresso
Este exame será único, e a nota obtida nele permitirá aos candidatos concorrer a vagas em diversos processos seletivos da UFT, sem a necessidade de fazer várias provas. A avaliação será estruturada com base nos conteúdos da Educação Básica do Tocantins, buscando ampliar o acesso ao ensino superior na região.
Vestibular tradicional e Enem continuam como opções de ingresso
Embora o Exato tenha sido implementado, o vestibular tradicional da UFT para o primeiro semestre de 2025 está confirmado para o dia 17 de novembro. Além disso, metade das vagas de graduação da UFT será preenchida por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, os candidatos devem participar tanto do Exato quanto do Enem para ampliar suas chances de ingresso.