O Tocantins abriu inscrições para o 1º Seminário Estadual Políticas Públicas de Saúde e a População Negra, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), em Palmas. O encontro faz parte da campanha Saúde sem Racismo e reunirá gestores, profissionais e estudantes da saúde para discutir estratégias e políticas voltadas à equidade racial no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em colaboração com o Ministério da Saúde, a Secretaria da Igualdade Racial do Tocantins, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O seminário busca fortalecer a equidade racial no SUS, promovendo debates, troca de experiências e reflexão sobre o enfrentamento ao racismo institucional, além de discutir a qualificação do acolhimento e a disseminação de boas práticas tanto na atenção primária quanto na rede hospitalar.
Temas em pauta
Segundo a técnica do Núcleo de Equidade de Gênero, Raça e Etnia da SES-TO, Paula Rey Vilela, “a programação abordará temas essenciais como Racismo Estrutural e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Letramento Racial e Interseccionalidade na Gestão em Saúde, Territórios Quilombolas e a Atenção Primária, além de debates sobre agravos, assistência e o cadastro da população negra no e-SUS”, ressalta.
Público-alvo e inscrições
O encontro deve reunir secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária, diretores de hospitais estaduais e estudantes da área da saúde. As inscrições podem ser feitas neste link aqui .