Inscrições abertas para 26 vagas de Agentes do Novo Pronacampo no Tocantins até sexta-feira, 31

Inscrições abertas para 26 vagas de Agentes do Novo Pronacampo no Tocantins até sexta-feira, 31
Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou a Carta Circular nº 01/2025, que inicia a seleção para 26 vagas de Agentes de Governança Territorial no Programa Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo), criado pela Portaria MEC nº 538, de 24 de julho de 2025.

As inscrições começaram nessa quarta-feira, 29, e vão até esta sexta-feira, 31, mediante envio da documentação exigida para pronacampo@seduc.to.gov.br. Todos os anexos e o cronograma completo estão disponíveis no portal oficial da Seduc.

No estado, os postos serão distribuídos entre Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Podem se candidatar pessoas com vínculo a organizações sociais ou movimentos do campo, ou com experiência em práticas educativas rurais. Também são aceitos egressos de programas como Pronera, Escola da Terra ou Licenciatura em Educação do Campo, das Águas e das Florestas. É necessário residir na região de atuação, ter experiência em articulação política e disponibilidade de 20 horas semanais.

Etapas do processo seletivo

A seleção terá duas etapas: análise da carta de intenção e autoapresentação (nota máxima 4 pontos) e entrevista (nota máxima 6 pontos). Os candidatos aprovados receberão bolsa mensal de R$ 1.430, concedida pelo CNPq/Secadi, sem vínculo empregatício.

Objetivos do programa

O programa é resultado da parceria entre Ministério da Educação e Governo do Tocantins e visa fortalecer a educação e o desenvolvimento sustentável no meio rural, promovendo inclusão social, qualificação profissional e apoio às comunidades do campo. Participam movimentos sociais, instituições de ensino e órgãos públicos, sendo um marco para políticas públicas de educação do campo.

Atuação dos agentes

Os Agentes de Governança Territorial serão o elo entre o programa e as comunidades, responsáveis por mobilizar, informar e apoiar famílias rurais, garantindo que as ações do Pronacampo alcancem seus objetivos e metas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias