Inmet alerta para chuvas fortes, ventos e riscos de alagamentos, quedas de árvores e energia em todo o Tocantins

Inmet alerta para chuvas fortes, ventos e riscos de alagamentos, quedas de árvores e energia em todo o Tocantins
Foto: Lia Mara

 

O tempo deve continuar instável nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou dois alertas de tempestade para o Tocantins, prevendo chuvas fortes, ventos fortes e risco de transtornos à população.

O alerta principal é de grau laranja, que significa perigo, e atinge quase todo o estado. Segundo o Inmet, a chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e danos à infraestrutura.

O outro aviso é de grau amarelo, que indica perigo potencial, e vale para a região do Bico do Papagaio. Nessa área, a previsão é de até 50 milímetros de chuva por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com risco menor, mas ainda existente, de alagamentos, queda de árvores e interrupção de energia.

Previsão do tempo no fim de semana

Em Palmas, o céu ficará encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e temperaturas entre 23 °C e 28 °C. A instabilidade deve seguir até pelo menos domingo, 7.

Em Araguaína, até o fim da semana, a previsão aponta pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com máxima de 31 °C e mínima de 24 °C.

Já em Gurupi, os moradores enfrentarão dias de muitas nuvens e chuvas isoladas, com temperaturas entre 22 °C e 31 °C e umidade entre 60% e 70% até o fim de semana.

Cuidados e orientações de segurança

O Inmet alerta para que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores por risco de queda e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos perto de torres de energia ou placas de propaganda.

Outra recomendação é desligar aparelhos eletrônicos e, se possível, o quadro geral de energia. Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias