Homem é preso por provocar incêndio florestal e queimar quase 50 mil m² de vegetação nativa

Atualmente, as queimas controladas no Tocantins estão proibidas até o dia 30 de outubro

 

Um homem de 42 anos foi detido sob suspeita de causar um incêndio florestal no Projeto de Assentamento Primavera, em Carmolândia, na região do Bico do Papagaio. De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito teria queimado quase 50 mil metros quadrados de vegetação nativa.

Atualmente, as queimas controladas no Tocantins estão proibidas até o dia 30 de outubro. A PM informou que equipes da Polícia Militar Ambiental, juntamente com a companhia de Xambioá, foram ao local para verificar o desmatamento na área de reserva e encontraram o homem ateando fogo em uma área que ainda não tinha sido queimada.

Justificativa do Suspeito

O homem alegou que estava fazendo a queima para preparar o terreno para o plantio. Mas, os militares o alertaram que, devido à estiagem e ao risco elevado de incêndios, as autorizações para queimas controladas estavam suspensas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) até o final de outubro.

Consequências Legais

O suspeito foi levado para a central de flagrantes da Polícia Civil em Araguaína. Além de ser preso, ele foi multado em R$ 5 mil por realizar a queima de 4,79 hectares em outra área. A PM destacou que essa ação é parte das medidas do governo do Estado para combater as queimadas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias