Na última terça-feira, 21 , o Tribunal do Júri no Fórum de Pedro Afonso proferiu sua decisão, condenando José Maria Tavares de Souza a uma pena de 21 anos, três meses e 29 dias de prisão. O crime que levou à condenação ocorreu em 15 de dezembro de 2021, na zona rural de Santa Maria do Tocantins, na região centro-norte do estado, quando José Maria, após uma discussão, atacou sua esposa, Maria Sonia Rodrigues Aguiar, com pauladas.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, José Maria desferiu golpes com um pedaço de madeira na parte de trás da cabeça e no rosto de Maria Sonia. A vítima não teve oportunidade de se defender do ataque.
Após o feminicídio, José Maria foi detido pela Polícia Militar em uma propriedade próxima ao local do crime. Em seu depoimento, o acusado alegou ter atacado a esposa em resposta a uma agressão durante a discussão.
Durante o julgamento, a promotoria sustentou as teses de futilidade do crime e utilização de recursos que dificultaram a defesa da vítima. O Conselho de Sentença deliberou a favor dessas teses, culminando na condenação de José Maria Tavares de Souza.