Nesse domingo, 17, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou um mutirão de cirurgias ortopédicas eletivas, beneficiando 15 pacientes, entre adultos e crianças. A ação faz parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, que visa melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, destacou: “A realização destes mutirões de cirurgias ortopédicas tem como objetivo otimizar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde. Isso é resultado do suporte dado pela SES e do empenho de nossa equipe de profissionais, que zela pelo bem-estar dos nossos pacientes.”
O ortopedista e traumatologista Ronaldo Rêgo Rodrigues, coordenador do serviço de ortopedia do HGP, explicou que o mutirão priorizou pacientes com fraturas internados na unidade. “Com esse mutirão conseguimos diminuir o período de internação e liberar leitos para novos casos, especialmente os de maior complexidade,” afirmou.
O ortopedista pediátrico Jorge Antônio da Silva informou que crianças de um a 11 anos também foram atendidas, com procedimentos como correção de quadris, joelhos, pés, remoção de dedos extras e tratamento de sequelas de paralisia cerebral.
Dados sobre cirurgias eletivas
Até 2025, o Governo do Tocantins garantiu a realização de mais de 57 mil cirurgias eletivas, beneficiando mais de 9 mil pacientes neste ano. Os procedimentos são feitos em hospitais estaduais, unidades municipais conveniadas e na rede particular contratualizada.
Sobre o PAGH-Cirúrgico
Criado pela Lei nº 4.626/2025, o programa incentiva profissionais que realizam cirurgias eletivas e de urgência programada, aumentando o número de procedimentos, melhorando o atendimento e reduzindo a fila de espera. O incentivo é pago apenas aos profissionais da rede estadual, por cirurgias feitas fora do horário normal, como à noite, finais de semana e feriados, seguindo critérios da lei.