Foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 24 , o programa Tocantins no Pódio, criado para impulsionar a prática esportiva em todas as regiões do estado. A proposta visa atender pessoas de diferentes faixas etárias, nos 139 municípios tocantinenses, promovendo o desenvolvimento de modalidades esportivas variadas.
O evento de apresentação foi realizado no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e também marcou o início dos Jogos dos Servidores. A iniciativa é conduzida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), e integra o sistema nacional de Monitoramento do Esporte Brasileiro.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou o papel do esporte na promoção da cidadania e bem-estar. Ele mencionou ações já realizadas pelo Estado, como torneios, corridas, o Copão Tocantins maior campeonato amador da Região Norte, além dos próprios Jogos dos Servidores.
“O nosso governo busca, acima de tudo, promover a cidadania. Por isso, incentivamos a prática esportiva em diversas modalidades, como temos feito em todo o estado, por meio de campeonatos, corridas, o Copão Tocantins, que é o maior evento amador de futebol da região Norte do país; e os Jogos dos Servidores”, disse.
O Chefe do Executivo no Tocantins completou, dizendo: “A integração da população com a prática esportiva, de maneira saudável, permite que os jovens e as comunidades se encontrem por meio do esporte, o que impacta na qualidade de vida. Além disso, o programa também incentiva a formação de atletas profissionais que vão representar o estado no Brasil e de forma internacional”.
Para o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, o programa representa uma estratégia ampla de valorização do esporte em seus diversos formatos. Segundo ele, o Tocantins no Pódio contempla desde atividades recreativas até o alto rendimento, alcançando modalidades como futebol de campo, artes marciais e eventos sazonais como a temporada de praia. Fico muito feliz de estarmos lançando esse programa e iniciando os Jogos dos Servidores, que vão envolver mais de 3 mil participantes. É uma grande oportunidade de fomentar o esporte e também movimentar a economia”.
Estrutura do programa Tocantins no Pódio
O Tocantins no Pódio foi estruturado para desenvolver e fortalecer a cultura esportiva em todas as regiões. O programa se organiza em cinco frentes principais:
-
esporte de alto rendimento,
-
programas de iniciação esportiva,
-
esporte de participação,
-
paradesporto,
-
e suporte institucional às entidades esportivas.
Projetos já existentes passam a integrar o novo programa
A iniciativa também reúne projetos e eventos já promovidos pela Seju, como os próprios Jogos dos Servidores, o Copão Tocantins, o Esporte Verão, a Copa Tocantins de Ginástica Rítmica e o Terrão no Bairro. Além disso, o programa fortalece os apoios oferecidos a atletas de elite e a entidades esportivas locais, garantindo melhores condições de treinamento e participação em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Diagnóstico esportivo será ampliado com parceria nacional
A execução do programa está associada à adesão do Estado ao Monitoramento do Esporte Brasileiro, um projeto realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva (Ipie) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa fará um levantamento completo da realidade esportiva dos municípios tocantinenses, com foco em planejamento e uso estratégico de dados para melhorar a gestão pública no setor esportivo.
Dados apoiarão decisões e facilitarão repasses de recursos
O monitoramento fornecerá ferramentas para coleta e análise de dados sobre infraestrutura, existência de leis municipais e políticas públicas voltadas ao esporte. Os municípios que seguirem as exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), incluindo a criação de conselhos, planos e fundos específicos, estarão aptos a receber recursos do Fundo Nacional do Esporte.
A coordenadora regional do Ipie na região Norte, Amanda Maria Dias Chagas, explicou que o projeto já está sendo desenvolvido em outros estados e tem como objetivo principal diagnosticar o cenário esportivo local. A proposta é mapear todos os municípios e levantar dados sobre a infraestrutura disponível, se há políticas públicas para o esporte e leis municipais específicas. Com o programa, esse mapeamento poderá ser feito e, com ele, viabilizaremos a criação de políticas públicas voltadas ao esporte. Esse levantamento é fundamental para construirmos a segunda etapa do projeto, principalmente com a vigência da nova Lei Geral do Esporte. O projeto de monitoramento funciona como uma base de dados que alimentará o sistema nacional de informações e indicadores. É uma iniciativa essencial para organizar o esporte de forma sistêmica e integrada no país”.
Mapeamento esportivo vai embasar políticas públicas no estado
O levantamento feito será a base da segunda etapa do programa e vai contribuir com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores do Esporte, previsto na nova legislação. A proposta é tornar a gestão esportiva mais integrada, eficiente e orientada por dados.
Atleta tocantinense celebra apoio e reconhece impacto do programa
Isabela Godinho, atleta de taekwondo com apenas 14 anos, comemorou o lançamento do Tocantins no Pódio. Faixa preta e com oito anos de dedicação à modalidade, ela já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em campeonatos internacionais, incluindo o Mundial da Bósnia.
“Nós, atletas, já recebemos muito apoio do Governo do Estado, que sempre nos incentiva bastante. Isso faz com que a gente queira treinar mais e dar cada vez mais o nosso melhor. A cada campeonato que participo e conquisto medalhas, eu me sinto ainda mais motivada. Esse apoio é muito importante, pois nos ajuda com as despesas financeiras. Com mais recursos, conseguimos representar melhor o estado e conquistar ainda mais títulos”, comemorou a atleta.