Governo do Tocantins vai investir R$ 32,8 milhões na construção do Complexo Prisional Serra do Carmo

Na edificação haverá também recepção, revista, administração, triagem, assistência à saúde, de ensino, de profissionalização, de vivência coletiva, de tratamento para dependentes químicos e alojamento policial. - Foto: Divulgação Seciju/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins anunciou nesta sexta-feira, 22, um passo significativo na melhoria do sistema penitenciário do estado, com a contratação, por meio de um processo licitatório, de uma empresa especializada em engenharia. O objetivo é a elaboração de projetos executivos e a subsequente execução da obra do Complexo Prisional Serra do Carmo, localizado no município de Aparecida do Rio Negro. O investimento totaliza R$ 32.869.141,80 e a nova unidade prisional será capaz de acomodar 603 detentos, oferecendo também acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Conforme o projeto aprovado, o Complexo Prisional Serra do Carmo será composto por três pavilhões, cada um com 26 celas, totalizando 78 celas coletivas. Além disso, a unidade contará com 12 celas individuais, 20 celas destinadas a visitas íntimas, e mais 20 celas individuais e coletivas localizadas fora dos pavilhões. A infraestrutura incluirá áreas de recepção, revista, administração, triagem, assistência à saúde, educação, profissionalização, espaços para vivência coletiva, tratamento para dependentes químicos e alojamento policial.

 

Deusiano Amorim, gestor da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), destacou o impacto positivo que a construção da Unidade Penal terá no sistema penitenciário do Tocantins. Ele ressaltou que “a construção do Complexo Prisional Serra do Carmo é de grande importância, resultado do empenho do nosso governador Wanderlei Barbosa. É uma demanda antiga que finalmente será concretizada. A nova unidade será moderna e desempenhará um papel fundamental na melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Penal”.

 

A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Tocantins em buscar soluções para melhorar as condições carcerárias e contribuir para a ressocialização dos detentos, promovendo um ambiente mais adequado para a reinserção na sociedade. A construção do Complexo Prisional Serra do Carmo representa um avanço significativo no sistema penitenciário do estado, beneficiando tanto a segurança pública quanto a busca por uma justiça mais eficiente e humanizada.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias