Tocantins

Governo do Tocantins reforça Segurança Pública com operações e investimentos em tecnologia no primeiro semestre de 2023

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) do Governo do Tocantins tem trabalhado no fortalecimento da segurança nos municípios tocantinenses e no combate ao crime organizado durante o primeiro semestre de 2023. Diversas ações foram desenvolvidas, o que inclui mais de 100 operações policiais, investimentos em treinamento, uso de tecnologia para combater crimes e o estabelecimento de parcerias com a população.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ressalta que investir em segurança é preservar os direitos humanos e a equipe da pasta trabalha para oferecer o melhor serviço à população, com agilidade e eficiência.

Uma das principais frentes de atuação da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) tem sido a prisão de membros de facções e o desmantelamento de organizações criminosas. Durante os primeiros seis meses do ano, um dos destaques foi a prisão de um homem conhecido no mundo do crime como Dad Charada, apontado como um dos principais articuladores de homicídios na Capital. Essa prisão foi realizada dentro da operação Gotham City, resultado do trabalho conjunto das unidades especializadas e do serviço de inteligência da SSP-TO e da PC-TO.

Outras operações, como a Broken Windows, Orange Couch, Fauda e Pertinácia, resultaram na prisão de mais de 40 pessoas e na apreensão de armas e drogas. Somente na operação Fauda, mais de 90 kg de crack e 25 kg de maconha foram retirados de circulação.

A segurança em Palmas, também tem sido uma prioridade e a Segurança Pública tem se unido às demais forças de segurança para realizar operações como Todos pela Vida – Palmas Segura e Tolerância Zero, intensificando abordagens e prisões, especialmente na região sul da cidade.

A utilização de ferramentas tecnológicas tem sido importante na prevenção de crimes e no fortalecimento do diálogo com a população. Aplicativos como Salve Mulher, Fale com a Ouvidoria, Escola Segura e Canal Direto com a DHPP permitem denúncias e agilizam atendimentos.

O treinamento contínuo também é valorizado e o programa Integra PC tem capacitado cerca de 250 policiais civis, buscando aprimorar suas habilidades para lidar com os desafios da segurança pública.

A participação da comunidade é incentivada por meio da implantação de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) em diversas cidades do Estado, estreitando a relação entre polícia e população.

A Segurança Pública recebeu equipamentos e investimentos, fortalecendo suas ações no combate ao crime. A construção do Complexo Cidade da Polícia, na região sul da capital Palmas, representa mais uma importante ação do governo na área da segurança.

O primeiro semestre de 2023 tem sido marcado por esforços contínuos do Governo do Tocantins para garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime, buscando sempre uma resposta efetiva e integrada no enfrentamento aos desafios da segurança pública.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT