O Governo do Tocantins anunciou um novo programa de crédito voltado para empreendedores e empresas locais. Chamado de Crédito Acessível II, o projeto é coordenado pela Agência de Fomento e oferece taxas de juros a partir de 0,98% ao mês, consideradas as mais baixas do mercado, desde que as parcelas sejam quitadas em dia. O objetivo é estimular o crescimento econômico sustentável e criar oportunidades para pequenos negócios no estado.
Com foco em microempreendedores individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais, a iniciativa busca atender setores como comércio, serviços, indústria e mobilidade urbana, promovendo o fortalecimento de diversas áreas produtivas.
Os valores disponíveis para financiamento variam conforme o perfil do solicitante: MEIs podem acessar até R$ 30 mil, enquanto outras categorias têm limite de até R$ 150 mil. Os beneficiados terão até 60 meses para pagar, com um prazo de carência de 60 dias para o início das parcelas.
Para manter a taxa de 0,98% ao mês, os empreendedores devem realizar os pagamentos pontualmente. Em casos de atraso, será aplicada uma taxa de juros convencional, conforme estipulado no contrato. O programa também não permite a equalização de taxas em operações renegociadas, garantindo exclusividade apenas para novos contratos.
Recursos que impulsionam o desenvolvimento sustentável
De acordo com Portilho Prado, presidente da Agência de Fomento, os recursos utilizados no programa vêm do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDES-TO). Ele ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com o empreendedorismo e a geração de emprego e renda no estado.
“os recursos utilizados para subsidiar as taxas de juros são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDES-TO), o que reforça o compromisso do Governo em estimular o crescimento econômico de maneira sustentável e competitiva, honrando o compromisso com os empreendedores e trabalhadores tocantinenses, com a taxa equalizada mais baixa do mercado, estamos criando um ambiente favorável para que negócios prosperem e gerem emprego e renda para o povo tocantinense”, destacou o presidente.
Como acessar o programa
Os interessados já podem contratar a nova linha de crédito, disponível desde o dia 13. Em Palmas, o atendimento ocorre na sede da Agência de Fomento, localizada na Avenida Teotônio Segurado, 802 Sul, nº 09, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Além disso, empreendedores de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional podem procurar os postos do Pronto (antigo É pra Já) para atendimento presencial. Para maior comodidade, a Agência também oferece suporte pela plataforma digital, no site oficial: www.fomento.to.gov.br.