Categorias: Tocantins

Governo do Tocantins lança campanha “De Homem Para Homem” no combate à violência contra a mulher

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Governo do Tocantins está intensificando seus esforços para combater a violência contra a mulher com a nova campanha “De Homem Para Homem”. Na manhã da última terça-feira, 30, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, apresentou o projeto à Primeira-Dama, Karynne Sotero, e à Secretária da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa.

A campanha, que começará em agosto, é uma iniciativa do 6º Batalhão da PM, sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital (CPC). O Tenente-Coronel Dennys Gomes Dalla, comandante do 6º Batalhão, detalhou as ações da campanha, que incluem blitzes informativas, distribuição de panfletos e conversas diretas com o público masculino.

“A princípio, são duas ações: a campanha ‘Homem Para Homem’, em que a PM fará abordagens para orientar, conscientizar e advertir os homens sobre a violência contra a mulher, além de alertar sobre as implicações legais. Também falamos sobre um evento pioneiro: a corrida da Força Tática em proteção à mulher, que será realizada na região sul de Palmas. O objetivo é levantar a pauta da proteção à mulher perante todas as pessoas”, explicou.

A Primeira-Dama Karynne Sotero expressou entusiasmo pelo projeto, comparando-o ao sucesso do projeto Foco no Fogo, que reduz queimadas ilegais no Tocantins. “ “Tenho certeza de que será um sucesso, porque acredito no poder transformador da educação”, afirmou.

Ela também sugeriu que as inscrições para a corrida sejam feitas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, um desejo compartilhado pelo governador Wanderlei Barbosa para que eventos do Estado tenham um caráter social. O Coronel Barbosa ofereceu apoio da PM para a arrecadação e transporte dos alimentos.

Educação como Prevenção

A Secretária da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, destacou a importância de abordar a violência desde a base educacional. “Nós sabemos que a violência não vem só da situação social. Ela é fruto da falta de educação. Um filho que vê o pai violentar a mãe é um potencial agressor no futuro. Então, através da educação, podemos quebrar esses ciclos”, enfatizou.

Participação de Oficiais

A reunião contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Cláudio Thomáz Coelho de Souza, e da Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues. A equipe está mobilizada para garantir a eficácia e a abrangência das ações da campanha.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT