Entrou em vigor nessa segunda-feira, 12, um decreto publicado no Diário Oficial do Estado que institui um novo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI Palmas-Tocantins), criado para integrar ações entre o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Palmas. A proposta visa ampliar a cooperação técnica e administrativa, fomentar a modernização urbana, atrair novos investimentos e fortalecer o ambiente econômico da capital.
A criação do grupo é fruto de uma decisão conjunta entre o governador Wanderlei Barbosa e o prefeito Eduardo Siqueira Campos. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, a iniciativa tem como foco agilizar demandas prioritárias das duas esferas.
“O intuito principal desse Grupo de Trabalho, instituído por deliberação conjunta do governador Wanderlei Barbosa e do prefeito Eduardo Siqueira Campos, é definir a composição dos integrantes e iniciar os levantamentos necessários. A proposta é adotar os procedimentos administrativos que possibilitem o andamento de diversas demandas tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Palmas, sempre com foco em melhor atender a população palmense em várias áreas”, disse o o secretário-chefe da Casa Civil.
O grupo contará com representantes de diversos órgãos do governo estadual, como a Casa Civil, a Secretaria Extraordinária para a Região Metropolitana de Palmas, a Secretaria de Parcerias e Investimentos, a Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, a Secretaria de Planejamento e Orçamento, além da Tocantins Parcerias.
Pela administração municipal, foram convidados a Casa Civil da Prefeitura, o Gabinete do Prefeito, a Procuradoria-Geral do Município e secretarias voltadas ao planejamento, desenvolvimento econômico e regularização urbana.
A coordenação das atividades será compartilhada pelas Casas Civis das duas gestões, que terão a responsabilidade de garantir diálogo institucional, definir estratégias conjuntas e integrar projetos. O decreto ainda autoriza a criação de subgrupos temáticos e a convocação de especialistas externos para contribuir com os trabalhos.
Primeira reunião marca início das atividades
O primeiro encontro técnico do GTI aconteceu na manhã de segunda-feira, 12, na sede da Casa Civil do Estado. A reunião, determinada pelas lideranças estaduais e municipais, serviu para alinhar prioridades e fortalecer o compromisso com políticas públicas compartilhadas.
Durante a reunião, os participantes trataram de pautas como desenvolvimento urbano, regularização fundiária, ambiente de negócios e parcerias estratégicas. Estiveram presentes secretários das duas gestões e equipes técnicas e jurídicas.
Carlos Júnior, secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, avaliou positivamente a articulação entre os entes. “A avaliação é muito positiva, uma vez que o interesse do município é o destravamento da cidade. Percebemos na reunião que esse também é o interesse do Governo do Estado. Se o Estado tem projetos para determinadas áreas, não seremos nós que iremos travar. E, da mesma forma, o Estado compreende que temos projetos em outras áreas e também não vai interferir. Com isso, quem ganha é a cidade, quem ganha é a população”.
Representação das duas gestões
Participaram da reunião, pelo governo estadual
-
Deocleciano Gomes Filho (Casa Civil)
-
Thomas Jefferson (Parcerias e Investimentos)
-
Carlos Humberto (Indústria, Comércio e Serviços)
-
Aleandro Lacerda (Tocantins Parcerias)
Pela Prefeitura de Palmas
-
Rolf Vidal (Casa Civil)
-
Carlos Júnior (Gabinete do Prefeito)
-
Israel Henrique de Melo (Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária)
-
Glauber Santana (Finanças)
-
Henrique Nesello (Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo)