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Governador Wanderlei Barbosa lança programa de fortalecimento da educação indígena no Tocantins

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O governador Wanderlei Barbosa, junto com o secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, anunciou o início do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena) na tarde dessa terça-feira, 20. O evento ocorreu no auditório do Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

O programa tem como objetivo melhorar a qualidade da educação oferecida a oito etnias indígenas no estado: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro. Durante a cerimônia, houve a entrega simbólica de duas escolas localizadas em Tocantinópolis.

Governador Wanderlei Barbosa. Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

 

“O Profe Indígena é uma iniciativa que reflete o nosso compromisso com a valorização e o respeito às culturas e tradições dos povos indígenas do Tocantins. Este programa representa um avanço significativo na qualidade da educação para oito etnias que compõem o nosso estado, garantindo que nossos estudantes indígenas recebam um ensino que respeite suas raízes e contribua para o seu desenvolvimento integral. A educação é a base para um futuro mais justo e igualitário, e com o Profe Indígena, estamos dando um passo firme nessa direção”, declarou o governador.

Secretário de Educação, Fábio Vaz. Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

 

Fábio Vaz, secretário estadual de Educação, ressaltou a importância de uma educação inclusiva e que respeite as particularidades culturais das etnias indígenas.  “O Profe Indígena, além de focar na qualidade do ensino, valoriza as particularidades culturais das etnias que compõem o Tocantins. Com a alfabetização bilíngue, o monitoramento contínuo das escolas indígenas e processos seletivos específicos, estamos construindo uma educação mais inclusiva e respeitosa. E, com o lançamento do ‘F@la Indígena’, abrimos um canal de diálogo direto com as comunidades, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas demandas atendidas”.

Novas Estruturas e Investimentos

No evento, o Governador também anunciou a criação de uma superintendência e uma diretoria específica para políticas voltadas à área indígena dentro da Secretaria de Educação. Foram estabelecidas novas diretrizes para monitoramento das escolas, desenvolvimento de materiais próprios e a realização de processos seletivos em parceria com órgãos como o Ministério Público Federal, Conselho Estadual e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visando garantir a qualidade do ensino.

Contexto da Educação Indígena no Tocantins

Atualmente, a educação indígena no Tocantins está presente em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação: Gurupi, Pedro Afonso, Miracema, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis e Araguaína. São 96 escolas e 38 extensões, atendendo 6.329 estudantes com o suporte de 635 professores, que trabalham diretamente com as oito etnias indígenas do estado.

Tradição e Cultura na Educação

Amaré Brito, diretor de Educação dos Povos Originários e Tradicionais, destacou que o objetivo do programa é oferecer uma educação de qualidade que também respeite e incorpore a tradição, cultura e linguagem dos povos indígenas.

“O programa tem ações diversas que buscam melhorar a política, desde a formação, a aquisição de material pedagógico, reforma, construção e ampliação de escolas indígenas. Que o nosso estudante possa receber uma educação escolar de qualidade. Assim, temos a missão de ensinar a educação nacional, mas também de levar às escolas o conhecimento da tradição, da cultura e da linguagem indígena”, destacou o diretor.

Entrega Simbólica de Escolas

Além do lançamento do Profe Indígena, houve a entrega simbólica da Escola Estadual Indígena Pêpkro e da Escola Estadual Indígena Tamkak, ambas localizadas em Tocantinópolis, que passaram por reformas significativas. O Governo do Tocantins investiu mais de R$ 10 milhões em 80 escolas indígenas entre 2022 e 2024, reafirmando seu compromisso com a educação indígena no estado.

 

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT