Categorias: Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa e ministro Silvio Costa Filho anunciam projeto para hidrovias dos rios Madeira e Tocantins

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O governador Wanderlei Barbosa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentaram na tarde dessa segunda-feira, 22, o projeto e a qualificação pelo Programa de Parceria e Investimentos (PPI) para a implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins. A cerimônia ocorreu na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT).

A hidrovia Tocantins-Araguaia figura entre os principais corredores de transporte da região Centro-Norte do Brasil, sendo amplamente reconhecida pela significativa produção de grãos na área. Esta rota fluvial é navegável a partir de Barra do Garças (MT) no Rio Araguaia (HN-209) e de Peixe (TO) no Rio Tocantins (HN-200), estendendo-se até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA). Sua posição estratégica favorece a conexão com mercados da América do Norte, Europa e Oriente Médio.

O governador Wanderlei Barbosa expressou entusiasmo com a notícia. “É tudo que nós buscamos há muito tempo, porque vai melhorar o escoamento da produção. É essa espera que o Tocantins faz pacientemente e somos muito gratos por nos proporcionar esse momento tão esperado.” Ele destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e o escoamento das produções dos estados vizinhos, como Goiás e Mato Grosso.

O ministro Silvio Costa Filho argumentou sobre a iniciativa para a região. “Sem dúvida alguma, vai ajudar todo o arco norte e vai colocar cada vez mais o Tocantins na posição estratégica do desenvolvimento, dialogando com todo o Norte, Sul e Nordeste. O Governo Federal vem dedicando um olhar para essa região para que possa avançar em investimentos em infraestrutura, gerar empregos e renda para a população”.

Prioridades do Ministério de Portos e Aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos considerou a hidrovia do Tocantins uma prioridade e promoverá o derrocamento do Pedral do Lourenço, que inclui a remoção de rochas do leito do rio para garantir a adequação do canal de navegação. O DNIT está finalizando o licenciamento ambiental para assegurar a participação das comunidades ribeirinhas no processo.

Anúncios Adicionais 

Foi anunciada também a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que conectará as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.

Dino Antunes Dias, secretário nacional de Hidrovias e Navegação, enfatizou a importância da continuidade das obras: “É uma obra que sem dúvida vai beneficiar o Tocantins e o Brasil como um todo, proporcionando escoamento para uma região que cresce a cada dia na produção brasileira”.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT