Governador Wanderlei Barbosa e ministro dos Transportes inauguram nova ponte que liga o Tocantins ao Maranhão na segunda, 22

Governador Wanderlei Barbosa e ministro dos Transportes inauguram nova ponte que liga o Tocantins ao Maranhão na segunda, 22
Foto: Juliel Fernandes/Governo do Tocantins

 

A ligação entre Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, será restabelecida na segunda-feira, 22, com a inauguração da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A cerimônia está marcada para as 11 horas e será realizada nas duas cabeceiras da estrutura, nos respectivos municípios.

Participam do ato o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro do Esporte, André Fufuca. A ponte é considerada essencial para o tráfego de veículos e o transporte de cargas entre os dois estados, que têm forte atuação nos setores agrícola e industrial.

Ao comentar a entrega da obra, o governador destacou o impacto da retomada da ligação para a região.  “É uma obra muito importante e aguardada pela população, principalmente diante das dificuldades que afetaram a vida de tantas famílias. A entrega desta ponte representa um marco histórico, pois restabelece uma conexão estratégica e indispensável para a mobilidade, o desenvolvimento regional e a integração do Tocantins com o Maranhão”, destaca Wanderlei Barbosa.

A Ponte JK fica na BR-226 e é de responsabilidade do Governo Federal. A estrutura desabou em 22 de dezembro de 2024, o que interrompeu completamente o tráfego entre os dois estados e trouxe impactos diretos para moradores, caminhoneiros e produtores da região.

O colapso da ponte afetou o deslocamento diário da população, além de dificultar o escoamento da produção agrícola e o transporte de mercadorias.

Medidas adotadas durante a interdição

Enquanto a nova ponte era construída, medidas emergenciais foram adotadas para reduzir os transtornos causados pela interrupção da travessia. Entre as ações, estiveram a oferta de transporte gratuito por meio de voadeiras e a reorganização de rotas alternativas, com uso de rodovias estaduais para desviar o tráfego.

Com a inauguração, a expectativa é de normalização do fluxo entre Aguiarnópolis e Estreito, retomando uma das principais conexões rodoviárias entre Tocantins e Maranhão.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias