Governador sanciona lei que proíbe chamadas automáticas com ofertas e estabelece punições para empresas

 

O governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.680, que proíbe no Tocantins o uso de robôs, bots e sistemas automatizados para realizar ligações telefônicas com ofertas comerciais. A medida, publicada no Diário Oficial na segunda-feira, 26 , entrará em vigor daqui a seis meses, prazo dado para que as empresas se adequem e para que a regulamentação seja definida.

A nova norma impede que empresas façam chamadas automáticas, tanto por telefone fixo quanto móvel, usando softwares que executem tarefas repetitivas para vender produtos ou serviços sem autorização prévia do consumidor. O objetivo é proteger a população de ligações invasivas e insistentes, que causam incômodo e violam a privacidade.

Empresas que desrespeitarem a lei estarão sujeitas às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multas, suspensão temporária das atividades, interdição de estabelecimentos e outras penalidades. O valor arrecadado com multas será destinado ao Fundo Estadual para as Relações de Consumo. A regulamentação detalhará os critérios e valores das punições.

Complemento ao bloqueio de chamadas indesejadas

Essa legislação complementa a Lei nº 3.377/2018, que já permite aos consumidores se cadastrarem para bloquear ligações de telemarketing no Tocantins. O Procon mantém um site onde o cidadão pode fazer esse cadastro, e o bloqueio passa a valer em até 30 dias após a inscrição. Essa ferramenta obriga as empresas a respeitarem a decisão do consumidor, evitando o envio de chamadas comerciais sem consentimento.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias