O governador do Tocantins, Laurez Moreira, se reuniu nessa quinta-feira, 30, no Palácio Araguaia, com representantes do Grupo OceanPact, empresa brasileira reconhecida por desenvolver soluções sustentáveis nas áreas de meio ambiente, engenharia, logística e operações submarinas.
Durante o encontro, a companhia apresentou propostas de investimento voltadas à geração de energia solar flutuante, mineração com menor impacto ambiental e créditos de carbono iniciativas que, segundo o governo, podem fortalecer o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade no Estado.
Laurez Moreira ressaltou o potencial natural do Tocantins e a importância de parcerias que unam inovação, geração de empregos e preservação ambiental. “Nós estamos sempre procurando quem queira investir em nosso estado e trazer mais riqueza para a nossa gente. O Tocantins tem um potencial muito grande na produção de energia, temos lagos que podem ser usados para a piscicultura e, agora, surge uma proposta inovadora que une essas duas atividades. Produzir energia fotovoltaica sobre a lâmina d’água sem interferir na criação de peixes é algo extraordinário. E o melhor: podemos utilizar as linhas de transmissão já existentes. É uma oportunidade de gerar o que o Brasil e o mundo mais precisam: energia limpa e sustentável”.
Tecnologia e viabilidade dos projetos
O diretor de Carbono da OceanPact, Eduardo Ferreira, explicou que o modelo de painéis solares flutuantes já é usado com sucesso em São Paulo e pode ser ampliado para o Tocantins, dadas as condições favoráveis do Estado. “Temos um grupo de investimento que faz painéis solares flutuantes, com um projeto já em andamento na represa Billings. Viemos ao Tocantins porque é um estado organizado, em crescimento e com ampla disponibilidade de lâmina d’água, o que o torna extremamente promissor para a expansão dessa tecnologia”.








