O seu canal diário de Notícias

Governador do Tocantins participa o 93º Encontro Nacional de Corregedores da Justiça e 5º Fórum Fundiário Nacional

Wanderlei Barbosa destaca potencialidades do estado e parceria com o Judiciário em evento que promove diálogo e inovação para solução de conflitos.

Na noite de quarta-feira, 24 de abril, o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, marcou presença na abertura solene do 93º Encontro Nacional de Corregedores da Justiça e 5º Fórum Fundiário Nacional, sediados no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas. Os eventos, organizados pelo Colégio Permanente de Corregedores-gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge), com o apoio da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), Tribunal de Justiça do Estado (TJTO) e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), estender-se-ão até sexta-feira, 26. A cerimônia inaugural foi enriquecida pela apresentação da Folia do Divino Espírito Santo, com o Grupo Irmãos Ferreira, oriundo do distrito de Luzimangues.

Barbosa deu as boas-vindas aos participantes, enfatizando as riquezas naturais e o potencial do Tocantins, além do sólido relacionamento com o Poder Judiciário local. “Estou feliz em recebê-los para esses três dias de evento, para tratar dos assuntos pertinentes aos temas do encontro, mas gostaria que conhecessem as nossas riquezas, o nosso potencial, a vocação para o agronegócio, as belezas naturais, o potencial turístico. Hoje temos um Estado que cresce em várias vertentes e o Poder Judiciário é um grande parceiro neste contexto de desenvolvimento. Graças a Deus temos um Judiciário que se aproxima das pessoas,” frisou o Governador.

Sob o tema “Corregedorias dos Tribunais de Justiça: Diálogos, Transparência e Inovação para Solução de Conflitos”, o evento reúne corregedores de todo o Brasil, buscando aprimorar os serviços judiciais por meio do diálogo e da partilha de experiências. A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Etelvina Maria Sampaio, explicou que os encontros do Ccoge visam o aperfeiçoamento das ações e dos serviços judiciários. “Enquanto colegiado os encontros das Corregedorias buscam, por meio do diálogo, da tecnologia superar obstáculos para fielmente manter o compromisso com o aperfeiçoamento e melhoria dos serviços judiciais e extrajudiciais que prestamos no âmbito das nossas instituições estaduais. As proporções identificadas em cada encontro são essenciais para o fortalecimento da atuação das corregedorias e, consequentemente, de todo o poder judiciário para o desenvolvimento de ações inovadoras, sensíveis, humanizadas,” ressaltou.

A programação do primeiro dia incluiu a palestra magna sobre o “Plano Nacional para Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucionais nas Prisões Brasileiras – ADPF 347”, proferida pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Edivaldo Rocha Rotondano, e pelo juiz Auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF), Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi.

A corregedora-geral da Justiça do Tocantins e vice-presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargadora Maysa Vendramine Rosal, saudou os participantes e destacou a relevância do debate. “Muito nos honra sediar a 93ª edição do Encoge e o 5º Fórum Fundiário Nacional, que neste ano fomentam o debate sobre temas tão atuais e pertinentes ao trabalho realizado pelas Corregedorias dos Tribunais de Justiça. Com certeza teremos excelentes resultados ao final dos três dias de encontro.”

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas e presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), Jomar Ricardo Saunders Fernandes, agradeceu o apoio do governador Wanderlei Barbosa para realização do evento e ressaltou a importância dos três dias de troca de experiências. “Aqui todos tiveram que deixar seus compromissos para que possamos estar aqui reunidos por três dias com o propósito de trocar experiências e compartilhar de práticas sobre o tema escolhido,” pontuou.

O 93º Encoge continuará nos dias 25 e 26 de abril, culminando com o 5º Fórum Fundiário Nacional, que abordará a temática “Desenvolvimento Sustentável, Governança Fundiária e Cidades Resilientes”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais