Fiscalização da Piracema recolhe tartarugas, apreende redes e arma em várias regiões do Tocantins

Fiscalização da Piracema recolhe tartarugas, apreende redes e arma em várias regiões do Tocantins
Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificou as ações da Operação Piracema 2025/2026 em várias regiões do estado. As atividades ocorreram no Parque Estadual do Cantão, em Caseara e Pium, além de municípios como Lagoa da Confusão, São Miguel do Tocantins, São Sebastião, Carrasco Bonito e Esperantina.

O trabalho resultou no recolhimento de 12 tartarugas-da-Amazônia, apreensão de 500 metros de redes de pesca, um barco de fibra e uma arma de fogo irregular. Também houve o resgate e soltura de um tamanduá-anão e aplicação de multa no valor de R$ 1.500.

O foco da operação é garantir a proteção dos peixes durante o período de reprodução. Segundo o gerente de fiscalização ambiental, Cândido José, o trabalho envolve fiscalização, orientação e prevenção.  “O objetivo é proteger a fauna, evitar a pesca ilegal e conscientizar a população sobre a importância de respeitar a legislação ambiental”, afirmou.

Entre os dias 7 e 12 de janeiro, equipes atuaram nos rios Araguaia, Coco, Javaés, Cicica, Perdido e Javaezinho. Durante as ações, foram encontradas tartarugas capturadas ilegalmente, redes de pesca e um barco usado na atividade irregular.

Os animais foram devolvidos à natureza, e os responsáveis receberam multa.

Resgate de tamanduá e apreensão de arma

Em Caseara, um tamanduá-anão foi resgatado após ser encontrado fora do habitat natural, na área urbana. Após avaliação, o animal foi solto em local seguro.  Já em uma estrada vicinal de Pium, os fiscais apreenderam uma arma de fogo durante uma blitz.

Educação ambiental no norte do estado

Nos municípios de São Miguel do Tocantins, São Sebastião, Carrasco Bonito e Esperantina, o Naturatins realizou ações educativas com pescadores e moradores ribeirinhos.  Cerca de 220 pessoas receberam orientações sobre as regras da piracema, além de material informativo e canais de denúncia.

Orientações na região sudoeste

Em Lagoa da Confusão, uma blitz educativa abordou cerca de 135 veículos. Motoristas e passageiros receberam informações sobre as restrições da pesca durante o defeso.

Ao todo, aproximadamente 421 pessoas foram orientadas sobre as penalidades e a importância da preservação dos rios e das espécies.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias