Contando com participação de grandes nomes da atuação sindical do Brasil, o 8º Congresso Internacional de Direito Sindical, que acontece em Fortaleza (CE) essa semana, contou também com representação tocantinense para discutir os temas ligados à ‘política, democracia e sindicalismo’. O presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins ( Fesserto) e da Força Sindical no Estado, Carlos Augusto e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, Elizeu Oliveira acompanham a programação iniciada nesta quinta, 26.
“Neste espaço de aprofundamento das discussões e demandas da atuação sindical recebemos informações de grande importância para atender nossos filiados no Tocantins”, enfatizou o líder da Fesserto, Carlos Augusto.
O Congresso Internacional de Direito Sindical vem sendo realizado anualmente, se consolidando no meio sindical por reunir várias correntes sindicais em torno de debates comuns, apresentando suas concepções e pontos de vista, propiciando os debates, em tom eclético dentro do movimento sindical.
Para 2024, o tema central é a Política, diante do período eleitoral do ano. Nesta quintas e sexta, foram abordados os seguintes assuntos, em palestras e mesas de discussões: compreensão da política pelo sindicalismo; atenção às eleições de 2024 e a participação das mulheres nos espaços de poder. Dentre os palestrantes do evento estão juristas, acadêmicos do direito, e ciências humanas, além de representantes da política, como deputados, além de vários técnicos de áreas específicas.