O Governo do Tocantins iniciou um estudo técnico para criar uma rota alternativa entre Buritirana e Palmas, com foco em melhorar a segurança de caminhões e veículos de turismo que atualmente passam pela curva acentuada da TO-030, nas proximidades da Cachoeira da Roncadeira, em Taquaruçu.
O novo trajeto estudado deve cortar a zona rural e incluir pavimentação asfáltica a partir da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Sueli Pereira de Almeida Reche até a estrada que leva ao município de Aparecida do Rio Negro (BR-010).
Durante visita ao local nessa segunda-feira, 12 , o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a mudança é urgente para evitar novos acidentes. “Estamos em uma área muito perigosa da serra de Taquaruçu que possui movimento intenso, onde caminhões capotam constantemente. Estamos buscando alternativas para retirar o trânsito pesado daqui. Visitamos o local com nossos engenheiros, técnicos e o presidente da Ageto [Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins], Márcio Pinheiro, avaliando qual é a solução que temos. Discutimos uma possível pavimentação entre a estrada que liga a Escola Sueli Reche até a via que vem de Aparecida do Rio Negro, com o objetivo de desviar esse trânsito pesado da curva”.
O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, e uma equipe técnica acompanharam o governador no reconhecimento da área.
Nova ligação pode reduzir riscos de acidentes
A proposta surge diante da dificuldade técnica e financeira de construir um desvio direto em plena serra. Como solução viável, o governo estuda integrar a estrada vicinal de Santa Tereza com a BR-010, formando um caminho mais seguro para quem vai ou volta do Jalapão.
Levantamento técnico em andamento
O superintendente da Ageto, Max Rodrigo Barbosa Souza, detalhou que será feito um estudo minucioso para definir a intervenção ideal. “Será feito um estudo para a melhoria do tráfego no acesso à curva. Vamos realizar esse levantamento por meio de um projeto e, depois disso, alguma intervenção será executada, que ainda será definida pelo próprio projeto. Mas, por enquanto, a ideia principal é esse estudo, focado na melhoria do acesso à curva e do tráfego naquele ponto, para tentar evitar mais acidentes”.