Escolas da rede estadual realizam ações especiais para preparar estudantes para o Saeb 2025

Escolas da rede estadual realizam ações especiais para preparar estudantes para o Saeb 2025
Foto: Seduc/Governo do Tocantins

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está mobilizando escolas da rede estadual para ampliar a participação dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que será aplicado entre os dias 20 e 31 de outubro. As unidades promovem ações como aulões, mutirões de estudo, gincanas, jogos educativos e atividades motivacionais para reforçar o aprendizado e o engajamento de estudantes, professores e famílias.

O Saeb, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática e reúne informações sobre o contexto escolar, social e econômico das redes de ensino. Os resultados ajudam a planejar políticas públicas e a melhorar o processo de ensino nas escolas.

O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, destaca que o envolvimento das escolas é essencial para o fortalecimento do ensino público. “O Saeb é um instrumento de grande relevância para todo o país e, aqui no Tocantins, tem sido um aliado na construção de políticas públicas mais assertivas. É fundamental que cada estudante participe com dedicação, pois os resultados refletem diretamente no Ideb e ajudam a garantir mais investimentos em infraestrutura, formação docente e novos projetos educacionais”, afirma.

Participantes 

Participam da avaliação alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio além da 4ª série, no caso de escolas com ensino técnico integrado. O conteúdo das provas é baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aplicado por profissionais externos, garantindo isenção no processo.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza, reforça o papel do Saeb como ferramenta de diagnóstico e melhoria. “O Saeb nos permite enxergar, com base em dados concretos, onde estamos acertando e onde precisamos melhorar. A partir desses resultados, conseguimos direcionar ações pedagógicas, fortalecer a formação dos professores e aprimorar as práticas de ensino”, destaca.

Para Celestina, a avaliação também ajuda as escolas a analisarem seu desempenho ao longo do tempo. “A avaliação é um momento de diagnóstico, não de punição. Ela nos mostra o que nossos alunos já dominam e o que ainda precisa ser trabalhado. Com esse conhecimento, conseguimos avançar com responsabilidade e planejamento”, afirma.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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