Educação de Palmas inicia processo para escolha de diretores com critérios restritos a professores efetivos

Educação de Palmas inicia processo para escolha de diretores com critérios restritos a professores efetivos
Foto: divulgação

 

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) divulgou nessa quinta-feira, 28 , no Diário Oficial do Município a partir da página 13, o Edital N.º 001/2025, que define o processo de seleção de diretores das unidades da Rede Municipal de Ensino. O processo é exclusivo para servidores efetivos do magistério público municipal.

O edital prevê três fases – inscrição e homologação; apresentação e defesa do Plano de Gestão Escolar; e avaliação por mérito, considerando experiência e capacidade técnica. O objetivo é garantir gestão democrática nas escolas, conforme as Leis Municipais N.º 2.998/2023 (Plano de Cargos, Carreira e Salário – PCCR) e N.º 3.057/2024.

Os diretores eleitos terão mandato de três anos, podendo ser reconduzidos por mais um período. Para concorrer, é necessário:

  • Ter, no mínimo, três anos de experiência na rede municipal de Palmas;

  • Formação em licenciatura plena;

  • Não ter sofrido penalidades administrativas no último ano.

O edital inclui cargos de diretores em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas de ensino fundamental, inclusive as de tempo integral. Escolas conveniadas seguem regras próprias e não participam do processo.

Cronograma de inscrições e avaliações

  • Inscrições: 15 a 19 de setembro de 2025, on-line, pela plataforma Palmas Home School;

  • Defesa oral dos Planos de Gestão: 6 a 17 de outubro;

  • Análise de títulos: novembro;

  • Resultado final: 24 de novembro;

  • Designação oficial: 1º de dezembro de 2025.

Responsabilidade e transparência

O processo é conduzido pela Comissão Organizadora do Processo de Escolha de Diretores, instituída pela Portaria Gab/Semed 0288/25, também publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira.   “A medida fortalece o princípio da gestão democrática no ensino público e garante transparência na escolha dos gestores escolares”, destacou a secretária municipal da Educação, Anice Moura.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias