Tocantins

Distrito de Taquaruçu se torna Capital do Tocantins por um dia, com assinaturas de ordens de serviço e presença de autoridades políticas

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

No dia 1º de junho, em uma homenagem ao distrito de Taquaruçu, que cedeu sua municipalidade para a implantação de Palmas, os poderes Executivo e Legislativo municipais serão transferidos temporariamente para a região. Durante esse período, Taquaruçu se tornará a Capital do Tocantins por um dia.

A Gestão Municipal aproveitará a ocasião para oferecer diversos serviços aos moradores de Taquaruçu e região. Além disso, estão previstas importantes assinaturas de ordens de serviço e um momento cívico, que contarão com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, vereadores e outras autoridades políticas.

Essa celebração ocorre anualmente desde 2006, quando foi alterada a Lei Orgânica do Município de Palmas. O distrito de Taquaruçu recebe esse reconhecimento como forma de agradecimento pelo apoio na construção da cidade. Vale ressaltar que Taquaruçu foi criado em 1º de janeiro de 1988, a partir do desmembramento de Porto Nacional, e teve Fenelon Barbosa como seu primeiro prefeito, sendo ele o pai do governador Wanderlei Barbosa.

De acordo com o artigo 1º, parágrafo segundo da Lei Orgânica, essa transferência dos poderes Executivo e Legislativo municipais para Taquaruçu ocorre anualmente no dia 1º de junho, em respeito ao artigo 3º da Constituição Estadual. Essa é uma forma de reconhecer e homenagear o Município de Taquarussu do Porto pela concessão de sua territorialidade para a implantação da Capital do Estado.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida