Diabetes compromete a saúde de milhões de pessoas; conheça principais complicações causadas pela doença

Neste Dia Mundial da Diabetes, a FPTO reforça a importância da prevenção à doença que afeta milhões de brasileiros.

No Dia Mundial da Diabetes, comemorado nesta quinta-feira, 14, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) reforça a importância da prevenção da doença. Causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio este responsável pela regulação de glicose no sangue e garantia de energia para o organismo humano, a diabetes pode gerar sérias complicações às pessoas que sofrem com a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, há 13 milhões de pessoas convivendo com a doença, representando 6,9% da população do país.

A diabetes pode levar o paciente a desenvolver problemas cardíacos, de visão, além de nos rins e nos nervos. Veja alguns dos principais danos causados pela doença:

Neuropatia Diabética: causa danos aos nervos periféricos, responsáveis pela troca de informações entre o cérebro e o corpo. A diabetes é a causa mais comum desse dano crônico, e merece atenção especial por ser o dano mais incapacitante relacionado à diabetes.

Problemas de visão: pacientes que realizam o controle da glicemia de forma correta podem desenvolver problemas oculares leves, ou nem desenvolver. Já os pacientes que não realizam o tratamento de forma correta têm mais chances de desenvolver problemas de visão graves como glaucoma, catarata e retinopatia. Portadores de diabetes são mais propensos à cegueira.

Problemas cardíacos: o aumento da glicose no sangue pode aumentar os riscos de problemas cardíacos como infarto e derrame. Além disso, a diabetes não controlada pode causar doença vascular periférica, condição em que as artérias das pernas e dos pés sofrem obstrução ou oclusão, levando ao endurecimento e estreitamento das artérias.

Doença renal: os rins são responsáveis pela filtragem de impurezas em nosso organismo, e podem ser prejudicados pela diabetes, que causa a sobrecarga dos órgãos. Essa sobrecarga pode comprometer a função renal e levar ao desenvolvimento de doenças renais terminais ou da necessidade de hemodiálise de forma regular.

Prática de atividade física regular, alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas continuam sendo a melhor forma de prevenir a doença. Caso seja diagnosticado com diabetes, não esqueça de fazer o acompanhamento regularmente. Procure a unidade de saúde mais próxima para realizar o acompanhamento pelo SUS.

Militares beneficiários da FPTO, além de ter acesso a uma vasta gama de especialidades médicas, podem ter acesso a cuidados de saúde integrada. Para realizar a filiação, os militares tocantinenses devem se dirigir à sede da FPTO, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.

Por Amanda Dias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais