A prova prática para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma das etapas mais desafiadoras para os candidatos. O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) listou os principais erros cometidos durante a avaliação e trouxe orientações para ajudar os candidatos a se prepararem para a etapa final da obtenção da primeira habilitação.
Durante a prova de moto, o candidato pode ser reprovado automaticamente se cometer as seguintes faltas:
- Encostar ou bater em cones da baliza
- Avançar sobre o meio-fio ou a parada obrigatória
- Cair do veículo durante o exame
- Colocar os pés no chão com o veículo em movimento
- Cometer infrações gravíssimas de trânsito
- Descumprir o percurso pré-estabelecido
O órgão destaca que além disso, é essencial usar o capacete corretamente ajustado, com viseira ou óculos de proteção.
Erros comuns na prova de moto
Viseira abaixada: Um erro comum é começar a prova com a viseira abaixada, o que é uma falta eliminatória. Certifique-se de que o capacete esteja bem ajustado antes de iniciar a prova.
Pés no chão: Colocar os pés no chão durante o percurso é outro erro frequente. Apenas um pé deve tocar o chão durante a parada obrigatória, como ao atravessar a prancha.
Perder o equilíbrio na prancha: Perder o equilíbrio na prancha é uma das faltas mais comuns. Para evitar isso, dê uma acelerada suave para manter o equilíbrio.
Erros comuns na prova de carro
Problemas na baliza: Avançar sobre o meio-fio, encostar em cones ou sair do espaço demarcado são erros frequentes durante a baliza. Esses erros resultam em reprovação imediata.
Falta de atenção à sinalização: Deixar de sinalizar mudanças de faixa ou conversões, ou não parar nas placas de “pare”, pode levar à eliminação.
Não dominar o veículo: Deixar o carro apagar durante a manobra de parada ou arrancar de forma brusca são erros que prejudicam a avaliação.

Mais dicas
De acordo com o órgão, para se preparar emocionalmente, é importante realizar exercícios de controle da respiração e conversar com o Centro de Formação de Condutores (CFC) para agendar aulas extras. Além disso, é essencial ouvir atentamente o instrutor de trânsito, um profissional capacitado que ajudará você a se sair bem na prova prática.