Tocantins

Detran/TO inicia aplicação das provas teóricas digitais em Palmas e planeja expansão para outras cidades

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) deu início à aplicação das primeiras provas teóricas digitais, na sede do órgão, em Palmas, como parte de um projeto piloto que está sendo monitorado. Este projeto visa aprimorar os serviços e, futuramente, expandir o modelo para todas as unidades do Detran no estado.

De acordo com Arlindo Fogaça, gerente da Banca Examinadora do Detran/TO, a implementação das provas eletrônicas é um marco importante na jornada de digitalização dos serviços de habilitação.

“A transição para as provas digitais não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma mudança estratégica que visa otimizar a forma como realizamos nossos serviços. Com a digitalização, iremos proporcionar uma resposta mais ágil ao candidato, o que melhora a qualidade do nosso atendimento e reduz o tempo de espera. Ao migrarmos para um formato digital, essa iniciativa também marca um avanço significativo na redução do uso de papel”, pontuou o gerente.

Atualmente, o Detran está oferecendo a prova digital para uma média de 30 a 45 candidatos por dia. Após essa fase de testes, o órgão pretende expandir o serviço para outras unidades do estado, começando pelas cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Taquaralto, na capital. A meta é que, em breve, o modelo seja implantado nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos postos de atendimento em todas as regiões do Tocantins.

Exigências para realização da prova eletrônica

O Detran/TO orienta que os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) instruam seus alunos a realizarem a foto e a coleta de biometria no setor de habilitação antes de fazer a prova digital. Isso é essencial, pois o sistema irá verificar esses dados antes de iniciar o exame, e, caso o candidato não tenha cumprido essas etapas, ele será impedido de fazer a prova no formato eletrônico.

Detalhes sobre a prova eletrônica

A prova teórica digital consiste em 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 21 questões. O tempo máximo para completar o exame é de uma hora.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT