O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alertou os motoristas do estado sobre um golpe envolvendo mensagens falsas sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os golpistas enviam notificações dizendo que a habilitação do condutor está prestes a ser bloqueada.
Os criminosos enviam mensagens com termos em destaque, como “Notificação Extrajudicial” e “Suspensão de CNH”, alegando que o condutor está com problemas em sua habilitação. O texto inclui um link para “resolver” a situação, que direciona a pessoa para uma página falsa que imita o site GOV.BR.
Nessa página, os golpistas pedem que a vítima forneça dados pessoais. Em seguida, mostram informações simuladas de multas e oferecem a opção de pagamento. Quando a pessoa realiza o pagamento, o valor é transferido diretamente para contas controladas pelos golpistas.
Detran reforça canais seguros de atendimento
O Detran/TO enfatiza que nenhum órgão governamental envia mensagens por aplicativos ou SMS pedindo dados ou pagamentos. Também não fazem ligações ou enviam e-mails com cobranças. Toda comunicação oficial é feita pelos canais do Detran (www.to.gov.br/detran) ou do Governo do Tocantins (www.to.gov.br).
Esse tipo de golpe já foi registrado em outros estados, como Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraíba, demonstrando que a prática está se espalhando pelo país.