Comarca de Arapoema ganha novo fórum nesta sexta-feira, 22; obra beneficiará aproximadamente de 15 mil cidadãos

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

A obra do novo fórum da Comarca de Arapoema, no Norte do Tocantins, será entregue nesta sexta-feira (22/3), em solenidade de inauguração realizada às 14 horas. A obra beneficiará aproximadamente de 15 mil cidadãos (ãs) das cidades de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins e Pau D’Arco que são atendidos pela Comarca. Além de seguro, confortável e moderno, o novo fórum possui recursos de acessibilidade e sustentabilidade.

O prédio, que está situado à Rua Maria Gomes Pena,  também oferecerá melhores condições de trabalho para os servidores (as) e deverá impactar no serviço prestado por todo o Sistema de Justiça da região.

 

A obra

Construído numa área de 3.149,47 m2, o novo fórum de Arapoema conta com estrutura de 1.137,11 m2, onde estão instalados gabinetes completos, hall de entrada, protocolo/secretária, salas de depoimento especial, da OAB, do Ministério Público, assim como salão do Tribunal do Júri, com capacidade para 69 pessoas, cela, dormitório para policial e sala para testemunha de defesa e outra para testemunha de acusação.

Também possui sala secreta, sala de armas, ambiente para a Escola Superior da Magistratura (Esmat), para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cartório unificado, sala para oficiais de justiça, central de mandados, contadoria, almoxarifado, área de serviço, copa, Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) e sala técnica.

Para atender a demanda dos servidores, foi construído, internamente, estacionamento para 14 vagas de veículos, 11 de motos e 10 de bicicletas, além de duas vagas de garagem privativa para magistrados. Possui paisagismo em todo o prédio, na área externa, e iluminação em LED e postes com placa de energia fotovoltaica.

A obra foi executada pela empresa contratada Menezes Ind. E Com. Ltda – Me e o valor total do investimento foi de R$ 5,2 milhões.

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte