O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve nessa terça-feira,26 , na Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que conecta Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. A visita foi uma forma de acompanhar os serviços de duplicação e de reforçar a ordem para acelerar os trabalhos de recuperação do aterro e da parte superior da estrutura, visando garantir mais segurança e preparar a ponte para o novo projeto.
A vistoria contou com a presença do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, além de equipes técnicas.
“Estamos vistoriando as obras de recomposição de todo o aterro, que estão em andamento, para garantir a segurança necessária aos trabalhos de ampliação da ponte. Nosso objetivo é entregar a ponte com passarela até julho do ano que vem, por isso determinei agilidade em todos os trabalhos que serão feitos. A estrutura contará com quatro vias para facilitar o tráfego, duas passarelas para passagem de pedestres e ciclistas. Além disso, todo o asfalto da ponte será recuperado em CBUQ e será construída academia ao ar livre. É uma obra de grande importância para o Tocantins, e acompanho de perto cada etapa para garantir a entrega da melhor forma à população”, destacou o governador.
O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, também falou sobre os reparos feitos na estrutura. “Estamos realizando a recomposição do aterro e executando todos os reparos necessários. O prazo do contrato é de 20 meses para finalização, mas estamos agilizando os trabalhos, buscando antecipar ao máximo a conclusão da obra. Para isso, estamos trabalhando em paralelo com a empresa para acelerar as obras”, detalhou.
Projeto técnico e referências
O projeto técnico para ampliar as pistas já foi concluído pelo Consórcio Ponte Siqueira Campos, formado pelas empresas EHL LTDA e RMG Engenharia. A proposta, que ainda passa por análise, prevê ajustes nas faixas de rodagem, nos acostamentos, nas ciclovias e também a instalação da sinalização.
Ulisses Soares, gerente de contratos da RMG Engenharia, explicou que o modelo do projeto foi inspirado na Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, no Espírito Santo. “Com a obra, o tráfego será ampliado para quatro pistas de trânsito rápido, sendo duas em cada sentido. A pista de rolamento será reorganizada, retirando a ciclopassarela e o passeio, e criaremos uma estrutura para substituí-los. Os trabalhos serão feitos em horários noturnos, para causar o mínimo possível de interrupção no tráfego”, reforçou.
A ampliação prevê quatro faixas de tráfego na ponte principal e a instalação de passarelas exclusivas para pedestres e ciclistas, que serão engastadas sob o tabuleiro da estrutura.
Investimentos na obra
Para viabilizar a duplicação da ponte e também de um trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso, estão sendo aplicados R$ 250 milhões obtidos por meio de contratos com o Banco de Brasília (BRB). Desse total, R$ 97 milhões são específicos para a ponte Governador José Wilson Siqueira Campos.