‘Chuva do caju’?: Embora rápida, chuva atinge Capital e é registrada pelos moradores

Moradores registraram os minutos de chuva na Capital

O alerta de baixa umidade segue na Capital tocantinense, mas, na manhã desta quarta-feira, 23, Palmas teve alguns minutos de alento com rápida chuva atingindo vários pontos da cidade e dando aos moradores esperança de melhorar o clima de uma das cidades mais quentes do País. 

Em alguns locais da cidade durou pouco mais de 10 minutos, mas a chuva foi alvo de registros dos moradores, que celebram as gotas que amenizam um pouco os 37 graus de temperatura registrados no dia de hoje.

Essa pode ser a conhecida ‘chuva do Caju’, uma breve pancada que acontece no período que antecede a produção dessa fruta no Cerrado, e também do Pequi, outra espécie que começa a dar frutos a partir de então. Porém os serviços de meteorologia preveem a ‘chuva do caju’ apenas para meados de setembro. A  precipitação ocorre por causa da frente fria que vem do Sul do País somado a áreas de instabilidades.

A previsão do tempo para os próximos dias é de apenas 10% de chance de chuva.

Umidade baixa

Palmas está com o alerta ‘Laranja’ segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), iniciando em: 23/08/2023, Às 10 horas. Conforme o órgão, a Umidade relativa do ar está entre 20% e 12%, o que traz o risco de incêndios florestais, e também riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Foto de Lorena Karlla Mascarenhas
Lorena Karlla Mascarenhas
Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias