Tocantins

Cartório Civil de Palmas faz agendamento para casamento comunitário; veja datas, locais e documentos necessários

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Cartório de Registro Civil de Palmas estará presente na Escola Estadual Maria dos Reis Barros, situada no Setor Taquari, nesta terça-feira, dia 5. Durante esse atendimento, que ocorrerá das 17h às 19h, serão realizados agendamentos e repassadas orientações referentes ao Casamento Comunitário, previsto para acontecer durante o 1º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins, marcado para o dia 22 de novembro.

Para participar do casamento comunitário, os casais interessados devem se inscrever e apresentar toda a documentação exigida para dar início ao processo de habilitação. Aqueles que não puderem comparecer à escola nesta terça-feira poderão fazer o agendamento diretamente nos Cartórios de Registro Civil de Palmas e Taquaralto até a próxima sexta-feira, 8 , onde deverão também entregar os documentos necessários.

Gratuidade e acesso a direitos

Segundo o coordenador dos Serviços Notariais e de Registro da Corregedoria Geral da Justiça, Wagner José dos Santos, o casamento comunitário e os demais serviços oferecidos no mutirão são completamente gratuitos e têm como objetivo atender toda a comunidade.

“Essa iniciativa é uma oportunidade para as pessoas regularizarem sua documentação e participarem de um momento importante, como o casamento comunitário, sem custos. Estamos mobilizados para oferecer serviços que promovem a cidadania e garantem o acesso a direitos básicos, como o casamento civil”, destacou o coordenador.

Requisitos para casamento e documentação

Para se casarem, os noivos precisam ter idade mínima de 16 anos, sendo necessária a autorização dos pais para aqueles que ainda não completaram 18 anos. A documentação exigida inclui:

  • Requerimento assinado pelos noivos;
  • Documento de identidade válido (RG ou CNH) e CPF;
  • Certidão de nascimento emitida nos últimos seis meses (para solteiros);
  • Certidão de casamento com averbação de divórcio e cópia da sentença (para divorciados);
  • Certidão de casamento com averbação de óbito e cópia da certidão de óbito (para viúvos);
  • Duas testemunhas com mais de 18 anos (não podendo ser os pais dos noivos), com RG e CPF.
Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT