Tocantins

Análise de balneabilidade aponta que praias da Capital estão aptas para banhos

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O boletim emitido pela Diretoria de Controle Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e divulgado essa semana apontou que todas as praias de Palmas estão em condições de balneabilidade próprias para recreação de contato primário.

A coleta foi realizada no período compreendido entre os dias 21, 23 e 28 de agosto e 26 e 28 de setembro.

Balneabilidade
O Programa de Balneabilidade, que verifica a qualidade bacteriológica das águas, é estruturado para atender às especificações da Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) n.º 274/2000, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado em atividades como banho, mergulho, esqui-aquático, entre outros.

O parâmetro utilizado considera o Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais por 100 ml. Conforme a resolução Conama 274/2000, as condições de balneabilidade serão definidas como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 bactérias Escherichia coli por 100 mililitros.

Segundo a resolução, será considerada imprópria quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, e/ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli, ou ainda quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde dos banhistas.

 

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)