Com a chegada das festividades de fim de ano, a Agência de Metrologia do Tocantins (AEM) intensifica a fiscalização na região central do estado. Até dia 29 de novembro, a Operação Especial Festas, conduzida pela área técnica de Pré-Medidos, verifica a conformidade dos produtos comercializados. A ação, que segue diretrizes do Plano de Trabalho pactuado com o Inmetro, já iniciou a coleta de amostras de produtos em três municípios para garantir o cumprimento das normas.
De acordo com Jerônimo Júnior, presidente da Agência de Metrologia, o principal objetivo é assegurar a qualidade dos itens mais procurados nesta época do ano, como bacalhau, nozes, panetones e vinhos.
O presidente ainda completou dizendo que, os técnicos da Agência de Metrologia estão inspecionando produtos voltados às celebrações de fim de ano. A fiscalização ocorre em supermercados atacadistas e varejistas, pequenos mercados de bairro e lojas especializadas. Entre os itens verificados estão bacalhau, pescados, bacon, damasco, nozes, castanhas, amêndoas, uvas passas, panetones, tender de Natal, arroz, farofa, garrafas de vinho e outros produtos típicos da época.
O que são produtos pré-medidos?
Mais de 85% dos produtos encontrados em supermercados são pré-medidos, ou seja, embalados e pesados antes de serem disponibilizados para o consumidor. Esses produtos, etiquetados pelo próprio estabelecimento ou pela indústria, devem conter embalagens adequadas e rótulos com informações claras sobre o peso bruto. Os técnicos reforçam que tanto produtos artesanais quanto industriais precisam estar em conformidade para serem comercializados.