AEM inicia verificação de taxímetros para taxistas de Palmas em 2025

AEM inicia verificação de taxímetros para taxistas de Palmas em 2025
Para os taxistas, essa verificação promove transparência e confiança no serviço oferecido, tornando a cobrança mais justa

 

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), começou a atender os permissionários de táxis de Palmas para a realização da verificação anual dos taxímetros, que agora inclui também a instalação do Selo de Conformidade para o exercício de 2025.

É fundamental que os taxistas mantenham seus veículos e documentação em conformidade com as normas estabelecidas pela legislação. Durante o processo de verificação, a equipe da AEM realiza testes no taxímetro, além de uma inspeção no veículo. Um lacre é colocado no carro, atestando que a verificação foi feita corretamente e que o veículo está apto para circular legalmente.

Durante a verificação, os técnicos da AEM fazem a medição da precisão do taxímetro em relação à distância percorrida. Para isso, é utilizado um cronômetro, e o percurso é realizado de acordo com as normas do Inmetro. Além da verificação do taxímetro, os técnicos também inspecionam as condições dos pneus, aro e outros componentes do veículo, além de conferir a documentação relacionada ao exercício anterior.

Benefícios para taxistas e passageiros

A verificação periódica dos taxímetros assegura que o valor cobrado aos passageiros seja o correto, sem a necessidade de tabelas de preços. Para os taxistas, essa verificação promove transparência e confiança no serviço oferecido, tornando a cobrança mais justa.

Local de atendimento

Os taxistas que desejam realizar a verificação podem comparecer à sede da AEM, localizada na Quadra 602 Sul, Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias