AEM fiscaliza balanças na Feira da 304 Sul, identifica irregularidades e apreende sete equipamentos

AEM fiscaliza balanças na Feira da 304 Sul, identifica irregularidades e apreende sete equipamentos
Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

 

A tradicional Feira da 304 Sul, ponto de encontro das famílias de Palmas para compras de alimentos, artesanatos e produtos culturais, passou por inspeção nesta semana. O local oferece uma ampla variedade de mercadorias, incluindo carnes, peixes, hortaliças, doces caseiros, lanches, conservas, frios, laticínios, especiarias, confecções e frutos do cerrado.

Nesta sexta-feira, considerada “dia de feira”, os clientes que compram produtos pesados puderam contar com mais segurança. Técnicos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) visitaram a feira para conferir balanças comerciais, especialmente as utilizadas na pesagem de frutas, verduras e peixes. O objetivo foi verificar a precisão dos equipamentos, o Erro Máximo Admissível (EMA) e a presença dos selos do Inmetro.

Vale lembrar que a AEM é órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins.

Durante a fiscalização, quatro equipes da AEM inspecionaram 20 balanças. Cinco equipamentos foram recolhidos por modelo inadequado e dois foram reprovados por apresentar divergência na pesagem, “roubando” para o consumidor e prejudicando o comércio.

Segundo Paulo Sidnei, presidente da AEM, a ação é fundamental para garantir a confiança nas relações de consumo. “A balança aferida nos ensaios metrológicos é uma segurança para quem vende e quem compra o produto, assim todos ganham”, afirmou.

Legislação orienta o uso correto

Conforme a legislação, toda balança utilizada para atividade econômica precisa ser de modelo aprovado pelo Inmetro e verificada periodicamente pela AEM. Equipamentos domésticos ou piratas não são adequados para uso comercial. A verificação garante que varejistas e atacadistas possam vender produtos pesados de forma confiável.

Tipos de selo de verificação

De acordo com o técnico Luís Fernando da Silva Lima, “toda balança comercial tem adesivo de identificação que informa se o equipamento está aferido e adequado para o uso”. Existem três tipos de selo:

  • Inicial: adesivo da balança nova até a primeira inspeção técnica.

  • Subsequente: indica que a balança foi verificada e está apta para uso até a próxima visita.

  • Reparação: informa que o equipamento passou por manutenção em oficina credenciada pelo Inmetro e terá nova inspeção pós-reparo.

O que o consumidor deve observar

O consumidor deve checar a presença do selo do Inmetro e a Portaria de Aprovação de Modelo (PAM) na lateral do equipamento. O lacre amarelo indica que a balança foi verificada e está apta para uso. Equipamentos sem lacre podem ser piratas ou apresentar dados incorretos, prejudicando o consumidor. Caso um equipamento seja identificado como irregular, ele é apreendido e a empresa responsável recebe sanção administrativa.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias