Advogado é preso suspeito de enganar clientes humildes com falsos despachos no norte do Tocantins

 

Um advogado que trabalhava na região norte do Tocantins foi preso na manhã dessa quinta-feira, 5,  suspeito de usar a própria profissão para aplicar golpes em clientes humildes. A prisão foi feita em Xambioá, após uma investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), que apura denúncias de crimes cometidos durante sua atuação como defensor.

O pedido para que o advogado fosse preso preventivamente foi feito pelo promotor de Justiça Helder Lima Teixeira e aceito pela Justiça local. Na decisão, o juiz afirmou que o profissional agia de forma recorrente e aproveitava sua posição para se beneficiar às custas de pessoas simples. A Justiça também destacou que os golpes aconteceram em série, mostrando um comportamento constante do suspeito.

Cliente foi enganado em processo sobre terreno rural

Entre os casos investigados, um agricultor contratou o advogado para resolver uma questão sobre uma terra que havia sido arrematada. Contudo, o profissional já havia comprado o imóvel dias antes, o que por si só já configuraria um conflito de interesses. Mesmo assim, ele teria cobrado dinheiro do cliente e apresentado à família do agricultor um despacho judicial falso sendo que a ação judicial sequer foi registrada oficialmente.

Mais denúncias contra o mesmo advogado

O Ministério Público informou que esse caso não é isolado. O advogado já responde a outros quatro processos criminais na Comarca de Xambioá, todos por atitudes semelhantes cometidas enquanto trabalhava como defensor. A maioria das vítimas é formada por pessoas em situação de vulnerabilidade, que confiaram nele e acabaram prejudicadas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias